segunda-feira, 16 de agosto de 2010

Exposição resgata batalhas da Revolução de 1932




Público poderá visitar o evento entre 29 de julho e 27 de agosto


A Coordenadoria de Artes e Cultura da Prefeitura de São Carlos realiza, entre os dias 29 de julho e 27 de agosto, a Exposição da Revolução de 1932. A exposição será realizada no Paço Municipal – Rua Episcopal, 1.575, centro. O evento será aberto ao público de segunda a sexta-feira, das 8h00 às 18h00, com entrada gratuita.

A exposição traz uma série de fotos ampliadas exclusivamente para o evento, além de objetos do período como capacetes, medalhas, utensílios usados no acampamento da batalha e armamentos, entre outros. “As fotos mostram os voluntários são-carlenses durante a revolução, como as normalistas e os escoteiros”, explica Joana D’Arc de Oliveira, responsável pela direção do Museu de São Carlos.

A Revolução Constitucionalista de 1932 contou com a participação de 568 são-carlenses, sendo que, entre estes, quatro foram mortos durante as batalhas. A maioria das fotos foi doada por familiares e pelos próprios participantes da revolta paulista. As mais de 400 fotos e objetos do período da revolução fazem parte do acervo do Museu. Apenas uma parte estará exposta.

O acervo do museu acaba de passar por reprodução digital e conta hoje com mais de 3.800 itens. O trabalho vai ajudar os pesquisadores a recontar importantes momentos da história do município.