Câmara Setorial de Artes Visuais – Conselho Municipal de Cultura de São Carlos
Reunião Ordinária
Data: 18.11.10
Local: Async Open Source – empresa de desenvolvimento de produtos e projetos baseados em sistemas livres
Presentes: Mariana Ignatios (suplente de Artes Visuais e fotógrafa), Lívia Martucci (artista plástica, chefe de Divisão de Artes Visuais da Coordenadoria de Artes e Cultura e membro titular do Colegiado Setorial de Artes Visuais representante da Região Sudeste no Conselho Nacional de Políticas Culturais), Izis Cavalcanti (artista gráfica, artista plástica, fotógrafa), Eldes de Paula Oliveira (ilustrador), Guilherme Lechat (fotógrafo) e Mário Pizzignacco (artista plástico e fotógrafo).
Pautas
- O que está sendo discutido no Conselho de Cultura do Município e do País. O que é o Conselho de Cultura, a Câmara Setorial de Artes Visuais, o Fundo Municipal de Cultura e o Plano Municipal de Cultura;
- Quem são os artistas visuais na cidade e suas principais demandas e sugestões para o grupo
- Projeto de mostra itinerante
Relato
Mariana e Livia deram um parecer sobre o que é o Conselho de Cultura, Câmara Setorial de Artes Visuais, Fundo Municipal de Cultura e Plano Municipal de Cultura e o que está sendo discutido no Conselho de Cultura do Município e do País. Como toda reunião este assunto está em pauta, pois sempre tem pessoas novas participando das discussões, Mariana sugeriu fazer uma cartilha com informações básicas sobre Conselho Cultural, Plano de Cultura e Fundo de Cultura, para circular nas reuniões e, assim, aproveitar o tempo para focar nas demandas do grupo, sugestões e ações em Artes Visuais além das discussões atuais do Conselho Municipal de Cultura.
Lívia também falou sobre o Ponto de Cultura.
Sobre o projeto de Mostra Itinerante, como é uma ideia da Melissa e ela não pode estar na reunião, foram sugeridas e, ainda ficam abertas a discussões, algumas propostas como definir um tema para que diferentes grupos possam produzir trabalhos para um determinado local comercial por mês. Assim conseguiríamos reunir grupos diferentes a cada mês, em torno de temas diferentes e locais diferentes. Os presentes acharam interessante manter locais comerciais para estimular a venda dos trabalhos.
Quanto a demandas, sugestões e ações, Guilherme comentou sobre a dificuldade em unir o grupo e Izis complementou dizendo que é natural pela cultura de trabalho nesta área. E disse que nos trabalhos atuais e estudos que tem feito, tem percebido que esta realidade está mudando e que os artistas visuais de frentes diferentes de trabalho têm desenvolvido ações juntos como o ilustrador com fotógrafo, com o artista plástico, etc. E sugeriu que houvesse mais ações como workshops, exposições, cursos, palestras que envolvam os diferentes profissionais de Artes Visuais.
Ela também sugeriu que o tema contemporaneidade fosse trazido para a cidade. Novas ideias e propostas por meio de exposições de diferentes artistas, curso de formação, seminários, enfim, que novas ideias circulassem mais na cidade. Ela exemplificou dizendo que temas como técnicas expositivas, história da Arte, temas brasileiros, movimento moderno, dentre outros, podem tranquilamente ser debatidos pelos diferentes profissionais de Artes Visuais trazendo novas maneiras de ver a arte e unindo o grupo em torno de assuntos comuns.
Mário sugeriu que houvesse um ateliê coletivo na cidade onde as pessoas pudessem desenvolver suas obras. Izis disse que o local poderia ser multiuso, que também pudesse haver cursos, palestrar, exposições dentre outras atividades.
Izis também falou do edital da Funarte dos Fundos PróCultura com prazo até 10/12/2010 para 2 categorias:
Categoria A: Bibliotecas Básicas de Artes Visuais – serão selecionados
15 projetos que visam à instalação ou ampliação de bibliotecas com acervo composto por títulos referentes à formação para as artes visuais.
Investimento: R$ 2,25 milhões.
Categoria B: Periódicos e Revistas sobre Artes Visuais – serão premiados 10 projetos que viabilizem a publicação de periódicos e revistas sobre artes visuais ou sua manutenção, nas versões impressa e digital.
Investimento: R$ 2,25 milhões.
Ficou combinado que os presentes iriam marcar por e-mail uma reunião para participar deste edital. E também que uma nova reunião em dezembro seria marcada.