quinta-feira, 6 de setembro de 2012

ATA - 6ª Reunião Ordinária de 2012

Conselho Municipal de Cultura de São Carlos
Câmara Setorial de Artes Visuais
ATA - 6ª Reunião Ordinária de 2012

Estiveram reunidos no dia 31 de Agosto de 2012 às 14h30 na Galeria do Carlos, na Rua 9 de Julho, 2768, em São Carlos, os seguinte representantes da área: Izis Cavalcanti (conselheira titular de Artes Visuais, artista visual e designer), Washington Pastore Amaro (artista visual), Carlos Garcia (artista plástico), Alessandro Freitas de Souza (artista plástico), Paulo Alberto da Silva Mendes (fotógrafo e pesquisador do grupo Nomads), Guilherme Lemi (artista visual) e Lívia Martucci (artista plástica, chefe de Divisão de Artes Visuais da Coordenadoria de Artes e Cultura e membro titular do Colegiado Setorial de Artes Visuais representante da Região Sudeste no Conselho Nacional de Políticas Culturais).


A pauta discutida foi:

1)                  Leitura de editais para artes visuais: Fizemos a leitura dos seguintes editais: Prêmio de Artes Plásticas Marcantonio Vilaça, Bolsa Funarte de estímulo à produção em artes visuais, Programa Rede Nacional Funarte Artes Visuais 9º edição,  XII Prêmio Funarte Marc Ferrez de Fotografia, Concurso de apoio a projetos de artes visuais no Estado de São Paulo e Concurso de apoio a projetos de espaços independentes vinculados às artes visuais do Estado de São Paulo, ambos do PROAC.
2)                  Leitura de editais para o Festival de Artes: dentro das especificações do edital, seria possível inserir o projeto do Festival de Artes nos editais:
            - Concurso de apoio a projetos de espaços independentes vinculados às artes visuais do Estado de São Paulo: 50 mil para produção e exposição na Estado de São Paulo
            - Programa Rede Nacional Funarte Artes Visuais 9º edição: 100 mil para projetos de intercâmbio inter-regional.
            Foi sugerido uma parceria com a Instituição Janela Aberta para o desenvolvimento do projeto e apoio jurídico.
            Na próxima reunião será discutido um encontro com artistas e especialistas para avaliação e formulação de parâmetros para o festival. A data marcada ficou para a segunda-feira, 15 horas, na Janela Aberta. Também ficou encaminhado que abriríamos um googledocs com as fichas de inscrições para irmos trabalhando on line na construção dos projetos.
            Foi levantada a discussão sobre a articulação dos artistas da cidade, independente de ser acadêmicos ou contemporâneos, assim como independente da presença nas reuniões da setorial, para que pudéssemos ter uma mostra da produção em artes visuais da cidade, assim como ressaltou-se que seria importante a troca de informações com artistas de regiões que não conhecemos tanto o tipo de arte que é produzida.
3)                  Exposição Nexus individual na biblioteca da EESC/USP: A Biblioteca da EESC vai apresentou em agosto a série fotográfica "Retratos", de Mariana Ignatios, e a série "Contornos", de Izis Cavalcanti, já apresentada no 7º Chamamento Janelas para a Arte promovido pela Prefeitura Municipal de São Carlos. Em setembro será a exposição de Carlos Garcia com seleção de 5 ou 6 quadros. O artista Paulo Mendes mostrou interese em participar das exposições. A Izis vai verificar as disponibilidades de datas, pois o artista Antonio Failache ainda não definiu a data em que estará disponível.
4)                  Exposição Nexus individual na Wizard: Livia informou que o calendário da Wizard ficou da seguinte maneira: Atelier Monicarte em setembro, Alessandro Freitas em outubro e Mariana Ignatios em novembro, sendo que já foram realizadas as mostras de Mauricio Failache e Eliéte Cardinalli.

Nenhum comentário: